Postagens populares

terça-feira, 15 de junho de 2010

As Cinco Pessoas que Habitam Dentro do Nosso Ser

As Cinco Pessoas que Habitam Dentro do Nosso Ser
Papeis que representamos na sociedade e somente um, consegue viver eternamente e sem pedado.Romanos 7:14-25, 8:1-17 (Reflitam sobre o que o Apóstolo Paulo escreve nessa

Enquanto vivermos na terra, todos nós estaremos promovendo uma grande batalha espiritual. Somos afetados e afetamos a todos que compartilham e residem nesse espaço físico discriminado por terra, nomeado por Deus. Quer dizer: pagamos um "aluguel para morar e residir na terra". Deus nos responsabilizou pelo domínio e responsabilidade de cuidar de tudo que habita na terra, e logo percebemos que não damos conta. Gênesis 1:28-29 "E Deus os abençoou e Deus lhe disse:Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente;servos-ão para mantimento.
A partir desse conhecimento e eventos históricos mencionado pela palavra de Deus, percebemos que perdemos toda autoridade após o pecado de Adão e Eva. E com esse pecado passamos ter problemas humanos existenciais.
Romanos 7:14-25, 8:1-17 – Esse capítulo escrito pelo Apóstolo Paulo me traz a memória e a percepção o grande conflito íntimo e existencial  que habita nele, revelando para todos nós que vivemos aqui na terra que a carne tenta vencer, mais como seres espirituais podemos ser mais que vencedores em Cristo Jesus. Jesus Cristo foi vencedor (Romanos 8:37).
Todos nós construímos uma história, cada história é única. O apóstolo traz a existência conceitos existencial que cometemos dia-a-dia e não percebemos. Ele confessa nessa carta desabafo que vê o melhor, mais inclina para o pior. E assim, é a vida de todos  SER  habitante terrestre.
Nós precisamos de um BATISMO novo (todos os dias) para construir identidade em Cristo e superar as crises existenciais. Costume dizer: caminhar sempre abrindo pela fé o mar vermelho da nossa vida.
“Porque o que faço; não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço,isso faço” versículo 15  Essa questão é muito desafiante, estamos sempre lutando para fazer o melhor, o apóstolo está queixoso, pois a carne vela pelo erro, e nós lutamos para expressar os melhores sentimento e na hora “H” falamos e atuamos de maneira negligente. Negligenciamos o Espírito de Deus em nós.
Somos criaturas da carne, vendido sob o pecado. Por toda nossa vida vai acontecer conflito entre a carne e o espírito, velha criatura e a nova criatura, mais existe um caminho para a vitória: Jesus Cristo que nos liberta para:caminhar,viver,trabalhar, casar, ser pai, ser mãe, ser filho, ser amigo, ser colega, ser profissional,ser vizinhos etc. Em Cristo vivemos no poder do Espírito Santo (7.25-8.11).
O coração doente afeta a todos.
Jesus Cristo = obediência, lealdade, amor, caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23) Contra essas coisas não há lei.
Apostolo Paulo revela o conflito existencial (eu organizado e o eu desorganizado) que a velha natureza e a nova promove no ser humano, revela que em Cristo somos mais que vencedores.  Ele confessa o pecado e convida para nova vida segundo o espírito de santidade e adoção. Amém!
Esse texto de Romanos abarca uma reflexão e que podemos aprender e assim crescermos na graça de Deus.
Em nós (interior) habitam pessoas que não conhecemos e diversas vezes aparecem no (exterior), vamos conhecê-la nesse momento:
1º pessoa. Pública (a que se apresenta ou se revela pelo exterior)
É a pessoa que todos conhecem pelo exterior, o estereótipo (minha aparência, meu comportamento etc.). Uma parte de mim. Papeis que representamos no dia-a-dia na sociedade. Espaços que freqüentamos reuniões, jantares, diversos gestos corporais, perfume e o profissional.
Ex.: professores, médicos, vizinhos. Somos atores em alguns momentos. A vida não é um teatro. Não podemos viver no caminho do CONDICIONAMENTO. É perigoso!
Ex.: Namorado. O namoro este cada vez mais banalizado. Não existe mais compromisso. Eu olho gosto e fico. Por muitas vezes caminho sem volta. Aparência física não real e sim virtual. A realidade não está no que se apresenta. Preciso olhar para dentro do indivíduo e perceber quem e como vive a pessoa. Assim, vamos evitar a decepção amorosa.
2º pessoa. Privada (só se revela pela família)
Sua “realidade” (é a pessoa do interior que somente a família conhece). Mãe, pai, irmão, “empregada e/ou colaboradora do lar”. Não se revela para os tios, avós etc.
A família nuclear conhece como essa pessoa acorda, chora, sorri, brinca, o que leva dentro da bolsa, sua vestimenta, gosto pelo perfume, hora de tomar banho, seu bichinho de pelúcia etc. É a pessoa que tem relacionamento íntimo no lar.
3º pessoa. Secreta (se revela a si própria, dona do seu imaginário e pensamento).
Os próprios pensamentos internos de uma pessoa são conhecidos somente por ela.
É a pessoa do pensamento secreto, se revela a si mesmo. Refugiada, tem uma parte no seu íntimo que não se revela a ninguém. “Se Deus nos permitisse penetrar no pensamento humano, haveria um telão e todos perceberiam o que o outro pensa ou sente, mais Deus é onisciente, onipotente e onipresente, não permitiu o telão da alma do ser humano, só Deus sonda e revela os pensamentos
O pecado que habita no ser humano, não permite a revelação do pensamento humano. Glória Deus!
A pessoa secreta é pessoal, intima e secreta. “Libera Geral no imaginário”. Geralmente, são pessoas rachada dentro de si, mente “morta” e não aprendente e nem ensinante.

4º pessoa.  Não conhecemos – Perigosa ao extremo. (é a pessoa que habita no nosso interior e que não conhecemos).
Construída com diversos traumas, essa pessoa que habita em nós não se revela até que, algum momento ou problema venha desencadear e soterrar nossa estrutura humana.
Existe uma porção que não tem ética, valores morais e tem dificuldade para aprender e ensinar. Desencadeia diversas patologias (podem chegar a vir a ser psicopata) hoje nós estamos percebendo várias pessoais desenvolvendo psicopatias que não tratadas, serão nossos inimigos ocultos.
Geralmente essas pessoas são geradas no ventre materno ou é genético, pode ser da terceira ou outras gerações passada. É um processo que precisamos compreender e tratar desse indivíduo para que mais tarde não venhamos sofrer por nossos amados.
Essa avaliação não serve como MALDIÇÃO FAMILIAR é simplesmente genética ou construída na linha do tempo. No livro de Ezequiel ele desconstrói a crença da maldição hereditária e relata que a responsabilidade é pessoa.
“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá...” (Ezequiel 18:1-32) Deus muda a realidade e a sorte de todos os seres humanos, ele deseja salvar a todos e promover qualidade de vida.
Atitudes dessa 4º pessoa: (observação: Precisam de mais de 4 sintomas e necessitam de avaliação  com  uma equipe multidisciplinar).
ü  Dependentes químicos (são viciados)
ü  Ataca a geladeira na madrugada para saciar sua dependência e aliviar seu estresse, ansiedade e angustia
ü  São manipuladores
ü  Falta de percepção, julga sem pensar ou ver o que não existe
ü  Vivem do imaginário, são virtuais
ü  Falta de valorização para si mesma ou para os outros
ü  Sonham que matam, tem pesadelos constantes
ü  Sempre que podem se vestem bem ou se maquilam sempre.
ü  Síndrome do narcisismo (olham através do espelho com muita admiração)
ü  Assassinos cruéis ou no momento de dor o assassino aparece (pode acontecer com qualquer pessoa, não significa que é doente emocional mais habita ou não dentro da quarta pessoa no momento de desespero, precisamos ficar alerta!)
ü  Na sua mente tem: “ratos, monstros, quartos escuros, teias de aranhas, urubus etc...
ü  Usa a prostituição entre outros recursos
ü  Fere os sentimentos de outras pessoas sem desejar com as seguintes palavras:
Ex.: No enterro: “meus parabéns, quando se deseja expressar pêsames
São pessoas geralmente apáticas, não vibram não se relacionam não expressa sentimentos, são isolados na maioria das vezes.
Casamentos soterrados por palavras, injúrias. Amizades perdidas. Geralmente causam conflitos, perturbações e problemas.
5º pessoa. Ela é espiritual. (Discerne bem tudo)
1 Coríntios 2:15 “ Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido
A mente de Deus é conhecida somente pelo Espírito de Deus. O Espírito de Deus interpreta as coisas espirituais para as pessoas espirituais. Os espirituais são a carta de Deus aberta para todos.
Ler 1º Coríntios 15:45-58

Alguns critérios para desenvolver nosso crescimento e vida espiritual:
§  Busque o Reino do Céu, a Justiça de Deus, para que todas as coisas sejam acrescentadas sobre sua vida, na hora certa, desenvolvendo sua maturidade espiritual.
§  Receber Jesus Cristo como Salvado
§  Ser batizado, para ser crucificado com Cristo
§  Escolher crer e desenvolver a fé pela palavra de Deus
§  Resista à descrença, tenha ânimo, força e coragem perante as tribulações e aflições do mundo.
§  Renove sua mente todos os dias, para experimentar e conhecer a vontade de Deus que é perfeita
§  Diga “Não! Ao pecado oculto e promovido
§  Escolha viver segundo o Espírito.
§  Modifique suas atitudes e comportamentos carnais.
§  Reconheça sua adoção como um filho de Deus, chamando-o Pai.
A chave do sucesso é voce reconhecer que precisa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário